Reumatismo é um termo popular utilizado para designar uma série de doenças, que podem ter entre as suas manifestações a inflamação das articulações (artrite), mais conhecidas como “juntas”. Atualmente existem cerca de 200 doenças seguidas pelo reumatologista, as quais podem acometer pessoas de idades variadas, desde crianças até idosos.



É muito comum associar as doenças reumáticas à artrite, porém algumas dessas condições podem afetar qualquer órgão do corpo. Um exemplo é o lúpus eritematoso sistêmico, uma doença autoimune (quando o nosso corpo produz anticorpo contra ele mesmo), que pode acometer não só as articulações, mas também a pele, o rim, as células sanguíneas, etc.


No passado, havia poucas alternativas para o tratamento das doenças reumáticas, situação essa que melhorou muito nos últimos anos. Hoje conhecemos um pouco mais sobre como essas doenças agem no nosso corpo, o que permitiu o desenvolvimento de vários medicamentos. Essas drogas, na maioria das vezes, não garantem a cura, mas permitem um controle dos sintomas e, consequentemente, garantem um ganho significativo de qualidade de vida para o paciente reumatológico.


Nos próximos posts, escreverei sobre as principais doenças que fazem parte do cotidiano do reumatologista.


Até breve!


 artrite reumatoide, mulher que sofre de dor intensa no pulso, feche com foco seletivo - reumatologia - fotografias e filmes do acervo

Imagem: iStock/ Créditos: Serdar Kutlu